Gregos de Lesbos querem proibir uso do termo 'lésbica'

| |

200804301031

Lez Girls, Lez Girl... Notícias pipocando em todos os sites GLBT... Um fato que tem seu processo em curso na Grécia. Nos diz respeito e faço questão de aqui publicar. 03 habitantes da ilha de Lesbos... Ha haaa! Essa ilha mesmo... Eles entraram na justiça para proibir o uso do nome Lésbica por um grupo de defesa dos direitos homossexuais. Estes três indivíduos argumentam sobre tal ação... E nós o que achamos disso?! Eu só vou dizer uma coisa a vocês... EU SOU LÉSBICA, E DAÍ?!

Island, gay group, battle over "lesbian" name [AP via CNN]


Fonte: BBC Brasil - publicada em 30/04 às 10:24
Atualizada em 30/04 às 11:06

Três habitantes da ilha de Lesbos, na Grécia, entraram na Justiça na tentativa de proibir um grupo de defesa de direitos de homossexuais de usar o termo 'lésbica' em seu nome. O grupo defende que a palavra seja empregada para designar apenas a pessoa originária ou habitante da ilha no noroeste do Mar Egeu, já que em muitas línguas a grafia coincide.

O alvo do processo, que será julgado em junho por um tribunal na capital grega, Atenas, é a organização Comunidade Homossexual e Lésbica Grega (OLKE), cujo nome o grupo quer modificar.

Um dos autores da petição, o ativista e editor da revista Davlos, Dimitris Lambrou, ligado a um grupo nacionalista pagão, argumentou em seu site que a utilização do termo por pessoas sem relação com seu lugar de nascimento distorce o significado histórico da palavra.

Segundo ele, o uso da palavra deriva da crença de que a poetisa Safo, nascida no século 7 a.C. na ilha Lesbos, teria tido relacionamentos com suas estudantes femininas.

Entretanto, pesquisas recentes mostraram que ela tinha família e cometeu suicídio pelo amor de outro homem, alega o editor, para quem o uso da palavra 'lésbica' no seu significado mais corrente causa problemas no dia-a-dia dos cerca de 250 mil habitantes da ilha.

Uma porta-voz da organização OLKE, Evangelia Vlami, desqualificou o caso como "totalmente ridículo". "Mas se formos chamados à Justiça, vamos nos fazer ouvir", disse ela, em declarações à agência AFP.

Saiba mais sobre: Lesbos - lésbicas

O site Uva na Vulva tem um texto sobre esta questão da nominação que eu assino embaixo e como minha escrita não alcançaria o assunto com tal maestria... Segue o link... ou se vocês preferirem, o coelho branco... Agora depende de vocês segui-lo ou não.

0 comentários:

Pingar o BlogBlogs

pro seu blog

Copyright © 2008 The L Word - Blog Brasil. All Rights Reserved