Com a Palavra: Hipólita

| |
Ai, as vezes me esqueço que ainda vivo num mundo parado, e conceitos da idade das pedras. Sei que não são em todos os lugares, mas aqui, o que eu posso fazer, é onde eu moro.Eu já havia pensado em contar a história da minha equipe favorita, eu tinha até mencionado no meu último post.

Mas ontem eu escutei umas histórias, e me incomodei com as palavras que entraram no meu ouvido.

Não entendo essa coisa de preconceito ou julgar as pessoas por uma simples diferença, ou achar que ela por andar com pessoas diferente irá ser contaminada com essa diferença.

Como se certas coisas fossem doenças, como se, ser diferente (Aos padrões dos que se acham certos) fosse com ou crime.

Por isso hoje, eu não vou falar de nenhum personagem, falarei de uma equipe, e mais, falarei do homem genial que a criou, e porque a criou.

Crianças do meu Brasil Varonil, eu vos apresento: “Os Fabulosos X-men!”

No mês de setembro de 1963 foi publicada 1° história dessa equipe seria pioneira no assunto da “evolução humana”.

Os X-men, não são seres de outros planetas, não usam equipamentos para serem heróis, não precisam de roupas especiais para serem o que são. Não são Deuses, nem heróis de guerra.

São só humanos, que evoluíram pela ordem natural das coisas.O homo sapiens perdendo o lugar para o homo superior.

Por isso eles são perseguidos, ou tratados com desprezo, considerados como doenças... o que simplesmente não são.

Mas o que eles são afinal? Será que é preciso rotulá-los? Não basta apenas agir naturalmente?

As pessoas são como elas são, nascem assim, e julgar só por não serem como uma “certa” maioria, não as faz pessoas más, ou melhores, ou piores.

Foi por esses motivos que Stan Lee (Homem gerial) e Jack Kirby criaram os X-men.

Todas as questões contidas nas histórias dessa equipe tem um caráter sóciopolítico. A Equipe foi criada com o propósito de defender as causas das (supostas) minorias. Através da metáfora dos mutantes.

O personagem criado do X-men, o mutante Charles Xavier tem uma imagem muitas vezes comparada a Martin Luther King...

Durante as sagas dos X-men encontramos um vilão chamado Apocalipse, mutante esse que terias aspirações a Hitler já que sua grande vontade seria limpar o mundo de humanos (homo sapiens) e de mutantes fracos e impuros.

As questões homossexuais têm também uma grande participação nas histórias dessa Equipe que eu tanto amo.

Como por exemplo, alguns personagens que levam uma vida dupla sem poder se mostrar como são ao mundo (Como o personagem Arcanjo que de dia vai para o escritório com suas asas amarradas por debaixo de um sobretudo, mas na noite ele se torna um anjo voador que salva vidas, um herói) , ou muitos que tem que chegar para os pais e contar que são mutantes, sabendo que provavelmente serão reprimidos por serem assim. Encontramos personagens políticos que são contra o casamento entre mutantes, são contra mutantes lecionando.

Ainda comparando os X-men aos homossexuais, temos um grande vilão invisível que a princípio só atinge os mutante, o Vírus legado, um tipo de doença incurável, que matava assim como uma epidemia de AIDS.

O comunismo também dá as caras pelos quadrinhos, não só ele, temos os anti-semitas, temos conflitos de pessoas que passaram pelo Holocausto e não querem mais ver aquilo, pessoas que enlouquecem por um bom motivo, e por isso acabam se tornando vilões.

Nesse quadrinho maravilhoso nós encontramos as diferenças raciais, sexuais, religiosas vivendo, ou tentando viver em harmonia.

Mas sempre há aquela “meia-dúzia” pra estragar a graça, pra colocar a pulguinha da discórdia, pra agir contra o que é “diferente”...

Mas sabem eles que, na verdade, eles são a minoria, sabem que quem não evolui fica pra trás, talvez seja até por isso que eles têm medo, um dia vão deixar de ser o princípio do que é certo e ditar o que é errado.

E por isso agem com agressividade, já que não tem mais argumentos... é a lei da evolução!rsrs

2 comentários:

Papillon disse...

Hipólita,

Eu diria que você nos faz conhecer nesses quadrinho as diferenças raciais, sexuais, religiosas vivendo, ou tentando viver em harmonia como nunca tinha visto antes...nunca pensei ou olhar para um quadrinho assim!!E até hoje penso na Luluzinha..gostraia de saber como seria sua olhanda para os personagens da Turma da Mônica... O que seria afinal de Mônica, Cebolinha, Cascão etc kkk

E quem entende essa coisa de preconceito ou julgar as pessoas???

Beijos.

vivi disse...

... Olá! Hipolita. Nossa me demorei não?! Rsrs... Pois é que passei no café bar da Charlotte para pegar um... Cafezinho. . Trouxe um prá ti. E convidei uma amiga para dar uma passadinha por aqui para tomar um café com a gente... Mas não sei se ela vem rsrs... Bastante ocupada, como a grande maioria desse blog atualmente não?! Rsrs... Deixei recado com Charlotte rsrs...Enquanto isso vou batendo um papinho contigo rsrs... Hipólita... Confesso que esse seu post... Demais!!!.. Assim como Papi, também nunca tinha visto dessa maneira. Eu sempre achei super heróis... Capazes de resolver tudo e se defender e defender o próximo de tudo e de todos rsrs... Hoje você me vez ver que existe... “alter ego”... E esse... tem suas limitações assim como os demais mortais né rsrs... Sim. eu sempre soube mas ... me focava na figura do herói rsrs. Verdade, Xavier... Assim como Martin... Gosto muito “Eu tenho um sonho “... de Martin... E essa sua colocação me fez pensar rsrs... Assim como a questão do vírus legado... E a AIDS... Rsrs... Infelizmente... Sempre há essas pulguinhas rsrs... Mas quem sabe um dia... Esse diferente.. Seja respeitado como tal... E sem rótulos... De certo ou errado...
Abraços. Rsrs... Ainda tenho um vídeo para rever rsrs...

Pingar o BlogBlogs

pro seu blog

Copyright © 2008 The L Word - Blog Brasil. All Rights Reserved