17 de Maio - Dia Internacional Contra a Homofobia

| |
MOVIMENTO GLBT COMEMORA COM ATOS PÚBLICOS NO BRASIL

Comemora-se neste sábado o Dia Internacional Contra a Homofobia. A data, 17 de maio, foi escolhida para lembrar quando, em 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças.



A “homofobia” é entendida como qualquer manifestação de ódio contra os gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, e pode inclusive se manifestar por meio de agressões psicológicas e físicas. A luta pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara 122/2006, que criminaliza essa prática, é hoje a principal reivindicação do movimento GLBT em todo o Brasil.

A Presidência da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), recebeu informes de várias de suas organizações afiliadas alertando para as atividades que estão realizando em comemoração do Dia Internacional Contra a Homofobia. (relação abaixo).

Vários estados e municípios já aprovaram leis incluindo o Dia Contra a Homofobia no calendário oficial, entre eles são:
Estados: Minas Gerais e Amazonas.
Municípios: Ribeirão Preto-SP; Campinas-SP; Rio Grande-RS; Rondonópolis-MT; Cuiabá-MT, Lauro de Freitas-BA; Curitiba-PR.

  • Para saber mais sobre homofobia, visite o site da ABGLT
  • Informações sobre a mobilização no âmbito internacional podem ser encontradas no site da IDAHO – International Day Against Homophobia

Conferências GLBT
Neste final de semana, sete estados (DF, MT, PB, PR, RJ, RS e SC) estarão realizando Conferências Estaduais de Políticas Públicas para GLBT, convocadas pelos(as) governadores(as). As demais unidades da federação já realizaram suas conferências estaduais GLBT, as quais antecedem a 1ª Conferência Nacional GLBT, convocada pelo Presidente Lula, a ser realizada em Brasília de 05 a 07 de junho. Clique para mais informações sobre a 1ª Conferência Nacional GLBT.

Informações adicionais:
Toni Reis, Presidente da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais: 41 9602 8906
Léo Mendes – Secretário de Comunicação da ABGLT: 62 8405 2405

Algumas atividades de comemoração do Dia Internacional Contra a Homofobia no Brasil

Recife-PE
80 cruzes vermelhas marcarão protesto contra homofobia e assassinato de homossexuais em Pernambuco, na praia de Boa Viagem, às 09 hs da manhã (17/05) em frente ao Hotel Savaroni.
Contato: Movimento Gay Leões do Norte E-mail: leoes@leoesdonorte.org.br
Fone/Fax: (81) 3222 - 2207

Curitiba-PR
HOMOSSEXUAIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA LEMBRADOS NA CÂMARA DE VEREADORES DE CURITIBA. 14 de maio, 16h, Palácio Rio Branco – Plenário da Câmara Municipal de Curitiba. Discurso proferido aos vereadores por Toni Reis, presidente da ABGLT. A Lei Municipal nº 12.217/2007 inclui o Dia Contra a Homofobia no Calendário Oficial do Município.
Contato: Grupo Dignidade: 41 3222 3999

Belo Horizonte-MG

Manifestação na Praça 7 para denunciar a violência, as violações de direitos e os crimes homofóbicos. A partir das 14h, no dia17/05/2008
Mais informações: CELLOS-MG (31) 3277-6954

Salvador-BA
15 de maio, 5ª feira:
  • 16hs: coletiva na Sede do Grupo Gay da Bahia com divulgação dos assassinatos de homossexuais da Bahia e Brasil em 2008 (mais de 50 até abril).
  • 16hs: leitura na Assembléia Legislativa de documento alusivo a esta data.
  • 18hs: concentração na Entrada da Câmara Municipal com cartazes e distribuição de material informativo.
  • 18h30: Sessão Especial Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, requerida pelo Vereador Valdenor Cardoso, Presidente.
Contato: Marcelo Cerqueira
71 9989 4748 (71) 3288 8813 / 3328 3782

17 de maio, sábado
Ato pela paz e pela criminalização da homofobia, sábado, 17 de Maio, às 14 horas, na praça do Campo Grande, Salvador. Recolhimento de assinaturas a favor da aprovação da PLC 122/2006, que criminaliza a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

contato: Osvaldo Fernandez

Lauro de Freitas-BA
Instituiu o Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lei Municipal nº 1300/08, autoria do Vereador Lula Maciel (PT). Contatos: 71 9166 3424

Aracaju-SE
Dia 19 de Maio, acontecerá uma sessão especial na câmara de vereadores da cidade de Aracaju para debater a violência homofóbica contra homossexuais, e comemorar o dia 17 de Maio onde foi institucionalizado o dia de combate a homofobia, pois completará um ano da aprovação do projeto de lei aprovado por unanimidade na câmara de vereadores.

Caravanas do interior do estado com lideranças locais estão se deslocando até a capital para fazer uma grande mobilização e alertar contra os crimes homofóbicos.
Contatos: Marcelo Lima de Menezes (ADHONS) 79 3214 2978 / 8814 0815
Tathiane Araújo - (ASTRA). 79 3211 5467

Cacoal-RO
Comemoração do dia nacional contra a Homofobia.

Cabo Frio e Buzios - RJ
Maratona de atividades, 17 de maio: Cabo Frio – 14:00 h – Praia do Forte. 2ª Caminhada Cabo Free Contra a AIDS: Distribuição de folders de prevenção e preservativos.21:00 h – Teatro Municipal. Estréia “Os Assumidos” : Espetáculo teatral baseado no famoso seriado americano “queer as folk” que retrata o universo GLBT através dos personagens que freqüentam uma boite gay. Búzios – 21:30 h – Orla Bardot – Espaço Cultural PEMBA. Lançamento BÚZIOS FREE: Cerimonial, mesa de abertura, apresentação cultural e leitura do manifesto pela aprovação do PL 122/06 que criminaliza a homofobia. Búzios – 23:30 h – Orla Bardot – Boite XTREME.

Contato: Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual WWW.CABOFREE.COM.BR; grupocabofree@hotmail.com – 22 9218 9332


Fonte: Toni Reis - ABGLT
entreaspas.com.br

2 comentários:

Juliana disse...

Uhmmm, hoje é um dia importante! 17de maio, dia da luta contra a homofobia. É claro que todo dia é dia de lutar contra a homofobia, porque afinal, a homofobia não pode ser tolerada em dia nenhum; mas acho importante haver uma data simbólica para essa luta, um dia em que chamamos a atenção para a nossa causa e gritamos em alto e bom som: "Estamos aqui, não vamos nos deixar diminuir, ou coagir, por causa do preconceito (idiota) de vocês".
...Temos todos os mesmos direitos (e deveres também, claro), merecemos respeito!... Sim, eu sei, eu sei, essa afirmação foi horrivelmente clichê, senso comum. Mas o fato é: Se temos direitos, não sejamos passivos, "bora" lutar por eles!!!!!!!


E Pehnoir, aquele beijo...

Peh Noir disse...

Beijo recebido... Bom texto Juliana... Diria que clichê assim como o seu (neste comentário) é completamente necessário... Risos... Eu adoro clichê... Esse lugar comum... Ordinário.

No mas... Lez Girls brasucas... Tá na hora de movimentar, de dizer para que viemos... e Atos... atos aos montes... sem discursos por que ... Argt!!! Não quero mais discursos. Vamos aos ATOS. E Jú... Podem ser Atos clichê também... Eu gosto.

Pingar o BlogBlogs

pro seu blog

Copyright © 2008 The L Word - Blog Brasil. All Rights Reserved