Yes, Conceitos. No, preconceitos...

| |
Devo confessar que passei a última semana com uma pulguinha lez atrás da orelha (sim, até a pulguinha é lez por aqui)... Por quê? Porque acho que deveria ter definido alguns conceitos na minha postagem anterior. Deveria tê-los explicitado... Deixado às claras...
Gosto de tudo assim, preto no branco...
Enfim, vamos ao primeiro conceito, aquele que deu origem à pulguinha incômoda:





Heterossexismo

Heterossexismo descreve uma atitude mental que primeiro categoriza para depois injustamente etiquetar como inferior todo um conjunto de cidadãos. Numa sociedade heterossexista, a heterossexualidade é tida como a única orientação sexual normal e todas as pessoas são consideradas heterossexuais, salvo prova em contrário. A heterossexualidade é tida como "natural", quer em termos de estar próxima do comportamento animal, quer em termos de ser algo inato, instintivo e que não necessita de ser ensinado ou aprendido.
O heterossexismo está institucionalizado nas nossas leis, órgãos de comunicação social, religiões e línguas. Tentativas de impor a heterossexualidade como superior ou como única forma de sexualidade são uma violação dos direitos humanos, tal como o racismo e o sexismo, e devem ser desafiadas com igual determinação. (Fonte: Grupo Gay da Bahia).

...E já que entrei nessa onda de apresentar conceitos, vou assim até o fim:



Opção versus Orientação sexual

Lembro-me que, mais de uma vez, ouvi a mesma resposta de diferentes pessoas quando estas ficaram sabendo da minha orientação sexual: “LezJour, eu respeito sua opção”.
Bem, a parte do respeito é boa... Já a parte da opção... ihhhhh!!!!...
Opção, que opção? Acaso alguém escolhe sua orientação sexual?... Eu não escolhi ser homossexual, eu simplesmente sou. A única opção que fiz foi por não anular minha natureza. Não trair minha essência. (E isso me lembra de uma frase que gosto muito: “A pior traição é trair-se a si mesmo”).
É por isso que insisto: Não há opção!...É orientação sexual, orientação...

Homossexualismo versus homossexualidade

Os termos parecem sinônimos... Mas definitivamente não são!... O sufixo “ismo” (da palavra homossexualismo) denota doença!!! E homossexualidade não é doença!!!! Certo??... Então, aqui neste lesboblog (confesso que estava morrendo de vontade de usar essa expressão), falamos em homossexualidade, nunca em homossexualismo. E ponto final.


Conceitos definidos. Proponho então a seguinte campanha:

“Não deixe seus amigos na ignorância”!!!!!!

O título soou agressivo demais?!... Bom, brincadeiras à parte, o nome da campanha realmente não importa. O fato é que precisamos ajudar as pessoas a usarem os termos corretos. Ninguém tem culpa de usar o termo errado se ninguém lhe ensinar o certo, não é mesmo?! Assim sendo, esta é uma campanha educativa (sim, cá estou eu batendo mais uma vez na mesma tecla: educação, educação, educação...), e objetiva fazer aquilo que a Escola deveria fazer, mas não faz. Por que? Porque nós vivemos numa sociedade porcamente heterossexista!!!!! Ainda! Mas um dia isso muda, ahhhhh se muda! Façamos a nossa parte...

5 comentários:

Peh Noir disse...

Ainda de TPM... Mas apta a admirar o que está perfeito... Confesso a você... Minha Lez do Dia... Jour Stª... Adoro o seu ser didático e reto... Correto...

... Ei, tem alguns conceitos aqui que aparentemente se negão a andar na linha, que tal uma passadinha no meu kanzua para uma consultoria experimental? Hein?!

Anônimo disse...

Consultoria experimental?!... Uhmmmmmm...Minhas consultorias experimentais são bem seletas... Mas deixe-me pensar...Uhmmm...

...A que horas devo passar aí?? Risos.

Lady Desdém disse...

uahahahu esse bate papo de vcs duas realmente...rsrsr
Pow Lezjour eu adorei o titulo "naum deixe seus amigos na ignorancia"
Aprendi muito com teu texto viu? podexá que vou me policiar para utilizar os termos certos! isso do "ismo"eu nunca tinha me tocado... muito legal!
Eu acho que vou fazer que nem vc e explicar uns termos no meu blog tb, porque tem gente que acha que arqueólogo escava dinossauro!uhauhauaha
bj

Charlotte disse...

Puxa, que aula!!!! (TPM e consultorias, à parte)...

EducAÇÃO...informAÇÃO...
interAÇÃO...comunicAÇÃO... AÇÃO (mesmo que com passadas de tartarugas)...é preciso AÇÕES...a toda hora em qualquer lugar...cada um no seu espaço fazendo a sua parte...contagiando...não é fácil mas, o difícil ainda é POSSÍVEL.

Anônimo disse...

Carolzinha, Nara Rúbia, obrigada pelos comentários!!
É sempre muito bom receber esse retorno de quem lê o blog!!!

Abraços


ps.: Carol, serão muito úteis suas definições. Irei visitar teu blog pra aprender mais sobre sua profissão, com certeza.

Pingar o BlogBlogs

pro seu blog

Copyright © 2008 The L Word - Blog Brasil. All Rights Reserved